Embaixada de Portugal em Itália

Ministério dos Negócios Estrangeiros

PEDRO CABRITA REIS no MAXXI

 

Pedro Cabrita Reis La casa di Roma

 

Com a obra A casa de Roma, criada no âmbito do projeto A árvore da abundância com curadoria de Achille Bonito Oliva, Pedro Cabrita Reis constrói no espaço exterior do museu MAXXI uma estrutura que se baseia nos princípios construtivos da arquitetura primitiva. Uma grande construção retangular feita de tijolos que sugerem, pela sua rusticidade, a sua pertença a um universo caraterístico de muitas ruínas contemporâneas das nossas periferias.


Em contacto com o primeiro andar do museu, a obra apresenta-se como um pilar da sua estrutura, tendo a dupla funcionalidade inerente a tantas construções espontâneas: por um lado, oferece proteção, por outro, apresenta-se como possível base para o desenvolvimento de posteriores estruturas.


Como sugerido pelo artista, A casa de Roma é alusiva a uma ordem segundo a qual os pequenos e fracos suportam os grandes, e a sua natureza temporária é a base para o próprio museu, numa metáfora que põe em causa a sua solidez.
O projeto é promovido pela Fondazione Giuliani per l’arte contemporanea, de Roma.

A árvore da abundância

Por ocasião da EXPO 2015 de Milão, dedicada ao tema da alimentação, o projeto propõe uma rede expositiva que percorre a Itália de norte a sul. O evento prevê a participação de artistas italianos e estrangeiros numa obra dedicada à árvore da abundância, construindo uma rede articulada em todo o território italiano.
Nutrientes da arte, um projeto concebido e sob a curadoria de Achille Bonito Oliva


MAXXI, Roma | 11 outubro 2015 – 10 fevereiro 2016

 

Siga-nos também no Twitter e Facebook

 

 

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail