Embaixada de Portugal em Itália

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Mensagem de despedida do Embaixador

47686257 2425560447473187 3285479531367890944 n

A partir do próximo mês de janeiro assumirei as funções de Secretário Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. 

No final da minha missão como Embaixador de Portugal em Itália, quero em primeiro lugar agradecer a simpatia e a colaboração que sempre encontrei na Comunidade Portuguesa que vive e trabalha em Itália, sem esquecer a crescente e dinâmica comunidade dos portugueses que residem em Malta, e ainda os nossos compatriotas na Albânia e em São Marino, países onde exerci, igualmente, aquelas funções. 

Gostaria, em segundo lugar, de dirigir palavras de reconhecimento aos Cônsules Honorários de Portugal na área de jurisdição desta Embaixada, bem como aos Professores que, quer nas universidades, quer no ensino secundário italiano se dedicam à promoção da nossa Cultura e ao ensino e valorização da Língua Portuguesa. 

O trabalho de todos contribui sem dúvida para que Portugal seja encarado em Itália como um país amigo, moderno e inovador, com o qual a Itália cruza a sua história e partilha as referências dos espaços euro-atlântico e mediterrânico. 

Ao longo destes dois anos, pude constatar que as relações entre Portugal e a Itália conhecem hoje uma intensificação e um aprofundamento assinaláveis, tanto do ponto de vista cultural, como económico, político e diplomático. As associações, os empresários, os estudantes, os artistas e os turistas de ambos os países protagonizam diariamente a nossa ligação, e estou certo de que esta vontade de conhecimento recíproco aumentará nos próximos anos.
  
Por todas estas razões guardarei as melhores recordações da “bella Italia” e do seu hospitaleiro povo, bem como de todos os portugueses que aqui honram o nome de Portugal.


Felicidades e votos de Festas Felizes!

 

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail