Embaixada de Portugal em Itália

Ministério dos Negócios Estrangeiros

José Tolentino Mendonça galardoado com o "Prémio literário Res Magnae"

tolentz

 

O escritor José Tolentino Mendonça regressa a Itália para receber o Prémio literário Res Magnae 2015 pelo o seu ensaio “ a mística do instante- O Tempo e a Promessa” (Editoras: Paulinas Editoras, Portugal/ Vita e Pensiero Itália).

Depois de ter representado Portugal, no ano passado, no âmbito do dia mundial da Poesia de 2014, evento ligado às literaturas europeias realizado em Roma pela Rede EUNIC com o patrocínio da Comissão Nacional Italiana pela UNESCO, foi atribuído ao Tolentino Mendonça o prestigiado reconhecimento literário, na secção “Cultura do Encontro”, para a promoção da inovação e da cultura.

José Tolentino Mendonça (1965), ligado à cultura italiana e à de Roma, onde viveu e estudou durante vários anos, é considerado uma das vozes poéticas mais originais da língua portuguesa. Vencedor de vários prémios, desde 1990 publicou 9 títulos originais de poesia, reunidos numa antologia, traduzida em italiano com o título “La notte apre i miei occhi” (Pisa, ETS, 2006). Além da vida literária, é padre e professor, dirige a revista teológica Didaskalia. Desde 2011 é consultor do Pontifício Conselho da Cultura e desde 2012 vice- Reitor da Universidade Católica Portuguesa.

A cerimónia de entrega do prémio terá lugar no dia 19 de Novembro em Roma, com o patrocínio técnico do Banco Popular, da Embaixada de Portugal em Roma, da Embaixada de Portugal junto da Santa Sé e com o apoio da Capitania de Porto.

CONVITE

http://www.resmagnae.org/index.php?option=com_content&view=article&id=79:plrme2-266&catid=17&Itemid=101&lang=it

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=795283

http://www.snpcultura.org/jose_tolentino_mendonca_italia_reconhece_de_novo_o_poeta_lusitano.html

 

Siga-nos também no Twitter e Facebook

 

 

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail