DSC_0444-min-min.JPG

Foi inaugurada ontem, na Aula Magna da Università Internazionale di Roma – UNINT, a Cátedra “Vasco da Gama”, que veio assim juntar-se às 12 cátedras Camões I.P. já existentes em Itália.

O evento, que reuniu cerca de 100 pessoas entre representantes de Embaixadas dos países lusófonos, docentes de língua portuguesa, estudantes e apreciadores das culturas portuguesas e lusófonas, contou com a presença do Presidente do Camões I.P, Embaixador Luís Faro Ramos, que assinou o Protocolo de Cooperação que cria a Cátedra juntamente com o Reitor da UNINT, Professor Francisco Matte Bon, da Directora da Cátedra, Professora Mariagrazia Russo, do Vice-Presidente da UNINT, Fabio Bisogni, e do Embaixador de Portugal em Roma, Pedro Nuno Bártolo.

Entre as linhas de investigação da recém-criada Cátedra "Vasco da Gama" estão: a literatura de viagem, as relações linguísticas e literárias entre Portugal e Itália, a tradução e interpretação português<>italiano, a promoção do ensino da língua portuguesa nas escolas italianas.

 

Discurso do Presidente do Camões I.P. (consultar aqui)

Discurso da Directora da Cátedra "Vasco da Gama" (consultar aqui)

  • Partilhe