Embaixada de Portugal em Itália

Ministério dos Negócios Estrangeiros

"Bobô" de Inês de Oliveira no Festival Scoprir

 

De 8 a 11 de outubro terá lugar a IV edição do Festival de Cinema Ibero-americano de Roma, organizado pelo Instituto Cervantes em colaboração com a FUIS (Federazione Unitaria Italiana Scrittori) e com o apoio das Embaixadas do Chile, Colômbia, Guatemala, México, Nicarágua, Perú, Portugal e Venezuela.

O objetivo do festival é a promoção cultural dos países participantes através da projeção de alguns dos filmes mais relevantes pela escolha dos temas e originalidade.

O filme português escolhido para este festival é Bobô de Inês de Oliveira, que aborda temáticas da cultura guineense em Portugal. Através de variados planos narrativos, desde o relato tradicional à dimensão onírica e simbólica, desenvolve-se a misteriosa história de Sofia (Paula Garcia) que vive isolada no seu velho apartamento de família em Lisboa, até ao dia em que entra na sua vida Mariama, uma jovem mulher da Guiné-Bissau.

Em entrevista, Inês Oliveira abordou a sua necessidade de trabalhar o tema da amnésia, do vazio e acima de tudo de explorar uma forma de narração essencialmente “teatral”, num percurso estilístico com uma noção de relato intemporal.

A estreia de Bobô foi no IndieLisboa, 10º Festival Internacional de Cinema Independente.

Ganhou o prémio de Melhor Música no Festival Caminhos do Cinema Português em Coimbra, assim como o prémio de Melhor Argumento Original no Festival Internacional de Cinema do Caeté (FICCA) no Brasil.

Desde a sua estreia em 2003 que tem sido apresentado em diversos festivais: Festival de Cinema dos Direitos Humanos (Ankara), European Film Festival (Hong Kong), Festival CineMigrante (Bogotá), Muestra Internacional de Cine com Perspectiva de Género (México), AFI Latin American Film Festival (EUA), Festival CineMigrante (Buenos Aires), 17º Flying Broom International Women’s Film Festival, Cine Las Americas International Film Festival, 17º Festival de Cinema Europeu (Chicago), Atlanta Film Festival, 7ª Bienal Internacional de São Tomé, 33 º Festival International du Film d’Amiens, (França), 24º Festival Internacional de Cinema (Estocolmo), Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, 38º Festival Internacional de Cinema (Toronto), Auditório da Fundação Oriente, Macau Casa Garden.

Casa del Cinema, Largo Marcello Mastroianni 1, Sexta-feira, 9 de Outubro às 22h00.

PROGRAMA: http://www.casadelcinema.it/?event=scoprir-mostra-di-cinema-ibero-americano-di-roma

http://www.casadelcinema.it/?event=scoprir-mostra-di-cinema-ibero-americano-di-roma

 

Siga-nos também no Twitter e Facebook

 

 

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail