Embaixada de Portugal em Itália

Ministério dos Negócios Estrangeiros

“ÁLVARO SIZA, SACRO” - MAXXI 9 de Novembro de 2016 - 26 Março de 2017

 

Siza testata

Depois do encontro “Conversazioni d’autore. Álvaro Siza” que teve lugar no passado dia 27 de Outubro no Auditório do MAXXI, a exposição “ÁLVARO SIZA, SACRO” estará aberta ao público de 9 de Novembro de 2016 até 26 de Março de 2017.

A instalação apresenta vídeos das intervenções do grande arquiteto português e os modelos de alguns projetos, entre os quais aquele da nova estação de Piazza Municipio em Nápoles e, reproduzida em madeira, a pequena “capela de meditação” concebida para uma cidade japonesa, para além de uma série de desenhos e objetos que revelam a sua ligação com o sagrado.

Aos profeto de âmbito religioso, juntam-se outros nos quais a sacralidade é apresentada num modo menos direto, através de um percurso de grandes paredes inclinadas, espaços amplos alternados com outros propositadamente estreitos num diálogo e contraposição com os patentes no museu.

Nas paredes são projetadas as fotografias de alguns projetos de Siza, com obras por todo o mundo, da autoria de seis fotógrafos internacionais. As fotografias de Fernando Guerra, Nicolò Galeazzi, José M. Rodrigues, Leonardo Finotti, Luís Ferreira Alves e Mimmo Jodice descrevem os ambientes concebidos por Siza nos quais se pratica o culto religioso mas também a calma da atmosfera na qual a natureza e a paisagem são princípios da sacralidade.

 Listener

Listener PDF

 

Siga-nos também no Twitter e Facebook

 

 

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail