Embaixada de Portugal em Itália

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Mensagem do Embaixador

 

credenciais

 

Ao assumir, com grande satisfação, as funções de Embaixador de Portugal em Itália, gostaria de vos saudar e dar as boas vindas a este espaço de encontro virtual da nossa Embaixada.

As relações entre Portugal e a Itália, apesar de milenares, conhecem hoje uma dinâmica de aprofundamento e intensificação assinaláveis, não só no plano institucional, como também no relacionamento entre os nossos dois povos. Além da importância económica e cultural das relações luso-italianas, por todos reconhecida, é notável o reforço do intercâmbio entre os cidadãos dos dois países, seja no quadro laboral, na mobilidade de jovens estudantes universitários, ou nos cada vez mais importantes fluxos turísticos, como atesta o número cada vez maior de italianos que redescobrem Portugal, encontrando um país moderno, inovador e acolhedor.

Um dos grandes contributos para este reencontro vem, estou certo, da Comunidade Portuguesa em Itália, a quem quero deixar uma palavra de profundo apreço e agradecimento pelo esforço, dedicação e sucesso com que diariamente contribuem para o reconhecimento, elevação e dignificação do nosso país aqui.

Nesta época em que os meios de comunicação ao nosso dispor nos permitem chegar diretamente a um número cada vez maior de pessoas, quero reafirmar o empenho desta Missão na disponibilização destes canais não apenas como espaços de informação e divulgação, mas também como plataformas para acolher sugestões e comentários que possam contribuir para a melhoria do serviço público que aqui prestamos.

Aproveito para reiterar o meu empenho pessoal e de todos os colaboradores desta Missão na prossecução destes objetivos.

Francisco Ribeiro Telles
Embaixador de Portugal