Embaixada de Portugal em Itália

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Declarações de Valor

A Embaixada de Portugal em Roma emite Declarações de Valor relativas a títulos de estudo obtidos em instituições de ensino italianas.

A Declaração de Valor atesta a autenticidade dos documentos (certificados ou diplomas) apresentados e descreve o percurso formativo. É importante frisar esta Declaração não constitui uma equivalência/equiparação entre um título de estudo português e um italiano

Para proceder ao reconhecimento de títulos de estudo estrangeiros em Portugal, recomenda-se a consulta do site oficial do Ministero dell’Istruzione, dell’Università e della Ricerca d’Italia (MIUR):http://hubmiur.pubblica.istruzione.it/web/ministero/sedi_contatti ou da Direcção-Geral do Ensino Superior (DGES): http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Geral/MenuTopo/Contactos/

 

Procedimento para obtenção de uma Declaração de Valor na Embaixada de Portugal em Roma:

ENSINO SECUNDÁRIO

O  diploma deve, em primeiro lugar, ser legalizado/validado pelo Ufficio Scolastico Provinciale da área geográfica na qual foi obtido.

LICENCIATURA

O diploma universitário deve ser legalizado/validado pela Prefettura ou pela Procura della Repubblica da cidade na qual o documento foi emitido, com a Apostilha da Convenção de Haia.

 

Realizado este passo o requerente deverá dirigir-se à Embaixada de Portugal em Roma (mediante marcação prévia para atendimento) para a emissão da Declaração de Valor.

Este procedimento é gratuito, devendo o requerente  trazer consigo o diploma original e um documento de identificação.

Em caso de absoluta impossibilidade de deslocação a esta Embaixada, o requerente poderá expedir os documentos através de um serviço especializado de correios (ex: DHL, UPS ou Pony Express), suportando todos os custos relativos (de expedição e reexpedição).  Neste caso deverá incluir para além do diploma original, cópia do documento de identidade e um requerimento formal à Embaixada de Portugal em Roma assinado pelo próprio.

 

Para proceder à emissão de uma Declaração de Valor, contactar a Embaixada de Portugal em Roma através do endereço:

roma@mne.pt

isabella.padellaro@mne.pt