Mais notíciasNotícias

 

Desde 3 de Junho, as viagens de e para os seguintes países podem ser efectuadas livremente, independentemente do motivo da deslocação: Estados-Membros da União Europeia, espaço Schengen, Reino Unido, Andorra, Mónaco, São Marino e Vaticano. As pessoas provenientes destes países que entrarem em Itália deixam de estar sujeitas a vigilância sanitária e isolamento, a menos que, nos 14 dias anteriores à entrada em território italiano, tenham permanecido em países diferentes dos anteriormente referidos.

 

A partir de 1 de Julho, as viagens de e para Itália são também livremente autorizadas aos residentes dos seguintes países: Argélia, Austrália, Canadá, Geórgia, Japão, Montenegro, Marrocos, Nova Zelândia, Ruanda, Sérvia, República da Coreia, Tailândia, Tunísia, Uruguai. Nestes casos, deixa de ser necessário justificar as razões da viagem.

Para países diferentes dos acima mencionados as viagens só serão permitidas por motivos de saúde, emergência, trabalho/estudo e para regresso ao domicílio.

Os cidadãos da UE, os cidadãos estrangeiros residentes num país da UE e os seus familiares (cônjuges, uniões civis, parceiros em coabitação, filhos dependentes com menos de 21 anos, ascendentes dependentes) podem entrar livremente no território italiano, sem ter de justificar as razões da viagem.

 

Deverá ser apresentada a seguinte autodeclaração:

https://www.esteri.it/mae/resource/doc/2020/07/modulo_rientro_da_estero_30giu20.pdf

 

Para a entrada em Itália a partir de países que não sejam Membros da União Europeia, países signatários do Acordo de Schengen, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, Andorra, Mónaco, São Marino ou Vaticano, mantém-se a obrigação de isolamento profilático, salvo excepções (consultar informações completas em

https://www.esteri.it/mae/it/ministero/normativaonline/decreto-iorestoacasa-domande-frequenti/focus-cittadini-italiani-in-rientro-dall-estero-e-cittadini-stranieri-in-italia.html).

 

 

A Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, e o Diretor de Edições e Cultura da Imprensa Nacional-Casa da Moeda, Duarte Azinheira, assinarão, no dia 29 de junho, às 14h30 (horário de Lisboa), um protocolo que visa o reforço das políticas públicas e a consolidação de uma estratégia partilhada e integrada para a promoção da língua portuguesa e dos seus autores, potenciando o conhecimento e o interesse pela cultura portuguesa no panorama internacional.

Este protocolo permitirá apoiar a divulgação de documentos relevantes da Diáspora Portuguesa no mundo, estando já definidas as seguintes áreas de colaboração: coleção «Comunidades Portuguesas- Estudos e documentos sobre Diáspora Portuguesa»; coleção «Comunidades Portuguesas - Textos de criadores da Diáspora»; e coleção «Biblioteca de Textos Fundamentais sobre Política Externa». 

Estes projetos editoriais serão definidos por um Conselho Editorial Independente, não remunerado, a quem compete selecionar e dar parecer sobre os aspetos literários, científicos e culturais. O Conselho será constituído, de entre personalidades de reconhecido mérito cultural, por quatro elementos, sendo presidido por Luís Filipe de Castro Mendes.

A assinatura do protocolo contará também com a presença da entidade parceira, o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua I.P., representado pelo seu presidente, Luís Faro Ramos, e terá transmissão em direto através da rede social Facebook (https://www.facebook.com/MNEdePortugal/ e https://www.facebook.com/ImprensaNacional/)  

 

A Embaixada de Portugal em Roma e a Secção Consular estarão encerradas no dia 25 de Junho, devido à interrupção de energia eléctrica prevista para essa data, e no dia 29 de Junho (feriado local).

 

Em caso de emergência, poderão ser utilizados os seguintes contactos:

+351 217 929 714

+351 961 706 472

gec@mne.pt

 

Os cidadãos da UE, do EEE, e Suíça, bem como os seus familiares, devem continuar a enviar o pedido de registo de residência ou de renovação do respectivo documento de residência para o seguinte contacto: eu.ima@gov.mt

 

Comunicado de imprensa do Secretariado Parlamentar para a Cidadania e as Comunidades: 

https://www.gov.mt/en/Government/DOI/Press%20Releases/Pages/2020/June/17/pr201140en.aspx 

Contactos

Via Guido d’Arezzo, 5
00198 Roma

(+39) 06 844 801 (Secção Consular)
secretariado.roma@mne.pt (Embaixada)
sconsular.roma@mne.pt (Secção Consular)
Facebook Twitter 

Mais informação

Ligações úteis

VISTOS

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático