Mais notíciasNotícias

De 12 a 14 de Dezembro de 2019 irá decorrer, em Viseu, o IV Encontro de Investidores da Diáspora.

O encontro, promovido pelo Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora (GAID), tem ajudado a reforçar a importância estratégica e o peso económico que as comunidades portuguesas empreendedoras têm para o nosso país.

A partilha de ideias, os debates e a troca de experiências fazem deste encontro uma excelente oportunidade para estabelecer contactos, aprofundar conhecimentos e dar a conhecer tanto os casos de sucesso lá fora, como também os novos incentivos institucionais de apoio ao investimento.

As inscrições encontram-se abertas através do endereço electrónico gaid@mne.gov.pt

Pode consultar o programa aqui: https://www.portaldascomunidades.mne.pt/images/GADG/programa_02-12.pdf

No próximo  dia 28 de Novembro, pelas 17h30m, o Consulado Honorário de Portugal em Nápoles apresenta a obra “Fernando Pessoa, una stirpe incognita”, livro que reúne treze textos de Fernando Pessoa, entre os quais dez inéditos e dois traduzidos pela primeira vez para italiano, coligidos pelo investigador na Universidade Nova de Lisboa Dr. Antonio Cardiello. O evento, que tem o apoio da Embaixada de Portugal em Roma e do Camões, I.P., contará com a presença de críticos literários, poetas e músicos que acompanharão as leituras dos textos pessoanos e decorrerá na sede do Consulado Honorário (Via Nardones, 118).

0001_1.jpg

Com o apoio do Camões I.P. e da Embaixada de Portugal em Roma, inaugurou em Roma, no passado dia 22, a exposição fotográfica colectiva “Solastalgia”, organizada pela Universidade IULM (Libera Università di Lingue e Comunicazione), que  inclui uma selecção de oito fotografias do fotojornalista português Mário Cruz, extraídas do seu projecto “Living Among What's Left Behind” que lhe valeu um prémio na categoria ambiente pelo World Press Photo.

A exposição ficará patente ao público até ao dia 28 de Novembro no Pavilhão 9A do Mattatoio de Testaccio (Piazza Orazio Giustiniani 4).

77021602_119145396203873_7519874379606392832_o.jpg

No próximo dia 25 de Novembro assinala-se o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres e para marcar a data o governo português lançou uma campanha de sensibilização chamada #PortugalContraAViolência. 

A campanha, que desconstrói alguns ditados populares, enfatiza a necessidade de romper com crenças e preconceitos culturais que continuam a normalizar e a legitimar a violência contra as mulheres.

Desta forma, procura-se passar uma mensagem de esperança às vítimas e testemunhas, mostrando que existem alternativas que passam pelas respostas de apoio e protecção que constituem a rede nacional de apoio às vítimas de violência doméstica (RNAVVD).

A RNAVVD, gerida pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, é actualmente composta por 166 estruturas de atendimento, 26 locais de acolhimento e de emergência e 40 casas-abrigo, cobrindo mais de 70% do território nacional e envolvendo cerca de 218 municípios.

Diariamente, em Portugal e no mundo, raparigas e mulheres são vítimas de algum tipo de violência.

Violência doméstica, tráfico de seres humanos, violação e outras agressões sexuais, casamento forçado, mutilação genital feminina ou assédio sexual são alguns dos crimes praticados contra as mulheres.

A violência contra as mulheres e a violência doméstica são crime público e uma responsabilidade colectiva. Denuncie: 800 202 148 ou 112.

Decorre entre 2 e 9 de Novembro, no cinema “La Compagnia” de Florença, a 60ª edição do Festival Internacional do Filme Documentário “Festival dei Popoli”. Nesta edição serão apresentados três filmes portugueses. A concurso estarão a média-metragem “Raposa”, da realizadora Leonor Noivo, que será exibida no dia 7 de Novembro pelas 18h.30 no cinema La Compagnia, e a longa-metragem “Campo” do realizador Tiago Hespanha, que será projectada no dia 8 de Novembro, pelas 15h, também no cinema La Compagnia.

Na secção Special Events será apresentado o documentário musical “Batida de Lisboa”, de Rita Maia e Vasco Viana. A projecção terá lugar no dia 9 de Novembro pelas 18h no cinema La Compagnia, com a presença da realizadora Rita Maia e um dos músicos do filme, Celeste Mariposa. A seguir, os dois serão protagonistas de uma noite musical no círculo Cultural Urbano Buh! de Florença, na festa de encerramento do Festival. O evento recebeu o apoio do Camões, I.P., e da Embaixada de Portugal em Roma.

Programa completo: http://www.festivaldeipopoli.org/wp-content/uploads/2019/10/Programma60FDP.pdf

Festivaldeipopoli.png

Contactos

Via Guido d’Arezzo, 5
00198 Roma

(+39) 06 844 801 (Secção Consular)
secretariado.roma@mne.pt (Embaixada)
sconsular.roma@mne.pt (Secção Consular)
Facebook Twitter 

Mais informação

Ligações úteis

VISTOS

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático