Mais notíciasNotícias

 

Informa-se que a Embaixada de Portugal em Roma e a Secção Consular

estarão encerradas no dia 25 de Fevereiro.

 

Contactos de emergência:

+351 217 929 714

+351 961 706 472

Informa-se que se encontra aberto, até dia 12 de Fevereiro, o período de candidaturas a cursos à distância do Instituto Camões.

Estão disponíveis Cursos de Português para Estrangeiros (todos os níveis), Cursos de Português para Fins Específicos (Hotelaria, Negócios, Escrita Criativa, entre outros), Cursos de Tradução e Interpretação, Cursos para Docentes de Português e ainda Cursos relacionados com Cultura e Cooperação para o Desenvolvimento.

Conheça toda a oferta formativa aqui:https://tinyurl.com/tjeqyyk

DSC_0444-min-min.JPG

Foi inaugurada ontem, na Aula Magna da Università Internazionale di Roma – UNINT, a Cátedra “Vasco da Gama”, que veio assim juntar-se às 12 cátedras Camões I.P. já existentes em Itália.

O evento, que reuniu cerca de 100 pessoas entre representantes de Embaixadas dos países lusófonos, docentes de língua portuguesa, estudantes e apreciadores das culturas portuguesas e lusófonas, contou com a presença do Presidente do Camões I.P, Embaixador Luís Faro Ramos, que assinou o Protocolo de Cooperação que cria a Cátedra juntamente com o Reitor da UNINT, Professor Francisco Matte Bon, da Directora da Cátedra, Professora Mariagrazia Russo, do Vice-Presidente da UNINT, Fabio Bisogni, e do Embaixador de Portugal em Roma, Pedro Nuno Bártolo.

Entre as linhas de investigação da recém-criada Cátedra "Vasco da Gama" estão: a literatura de viagem, as relações linguísticas e literárias entre Portugal e Itália, a tradução e interpretação português<>italiano, a promoção do ensino da língua portuguesa nas escolas italianas.

 

Discurso do Presidente do Camões I.P. (consultar aqui)

Discurso da Directora da Cátedra "Vasco da Gama" (consultar aqui)

A Secção Consular da Embaixada de Portugal em Roma informa das novas regras para a dispensa de comparência no Dia da Defesa Nacional:

  • Todos os cidadãos que têm associada ao seu cartão de cidadão uma morada de residência no estrangeiro há mais de 6 meses, estão automaticamente dispensados, não sendo necessário apresentar qualquer tipo de documento.
  • Cidadãos que se encontrem a residir no estrangeiro há menos de 6 meses ou que residam no estrangeiro há mais de 6 meses mas que ainda não alteraram a sua morada de residência no estrangeiro podem apresentar requerimento de dispensa sem necessidade de obter um certificado de residência junto dos Postos Consulares.

Para tal, é necessário que o cidadão elabore um requerimento de dispensa e que apresente comprovativo(s) da sua residência no estrangeiro, como por exemplo: declarações emitidas pelas autoridades locais (declaração da Câmara Municipal, matrículas emitidas por estabelecimentos de ensino, declarações emitidas por entidades policiais, contratos de trabalho ou declarações emitidas pela entidade empregadora ou outras entidades locais que possam comprovar a residência no estrangeiro).

Posteriormente, o interessado deve enviar todo o processo aos Serviços do Ministério da Defesa Nacional (MDN) por via e-mail (ddn@defesa.pt).

O processo pode ser também enviado por correio registado para:

Direção Geral de Recursos de Defesa Nacional

Av. Ilha da Madeira, nº 1, 4º Andar

1400-204 Lisboa, Portugal

Depois da obtenção do certificado, o cidadão deverá informar o MDN da sua dispensa através do Balcão Único da Defesa.

 

Para mais informações consultar: https://bud.gov.pt/ddn/

No dia 28 de Janeiro de 2020, pelas 11h, terá lugar, na Università Internazionale di Roma, a inauguração da Cátedra “Vasco da Gama”, que assim se juntará às 12 cátedras Camões já existentes em Itália.

A cerimónia contará com a presença do Presidente do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P, Embaixador Luís Faro Ramos e do Embaixador de Portugal em Roma, Pedro Nuno Bártolo.

A inauguração da Cátedra incluirá a assinatura do Protocolo de Cooperação entre as duas instituições e, ainda, uma conferência sobre a figura de Vasco da Gama na literatura portuguesa, pela Professora Annabela Rita, da Universidade de Lisboa.

 

0001_1_1.jpg

Contactos

Via Guido d’Arezzo, 5
00198 Roma

(+39) 06 844 801 (Secção Consular)
secretariado.roma@mne.pt (Embaixada)
sconsular.roma@mne.pt (Secção Consular)
Facebook Twitter 

Mais informação

Ligações úteis

VISTOS

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático