Mais notíciasNotícias

Foi com particular tristeza que a Embaixada de Portugal em Roma recebeu a notícia do falecimento prematuro, no passado dia 25 de Dezembro, de António Gomes Fournier, docente de Língua e Literatura Portuguesa na Universidade de Turim, ensaísta, crítico literário e tradutor, responsável pela divulgação de vários autores portugueses em Itália (Al Berto, Albano Martins, Gastão Cruz, entre outros) e de escritores italianos em Portugal (Antonio Scurati, Valerio Magrelli, Cesare Pavese).

A obra do Professor Fournier, sempre marcada por uma brilhante curiosidade e um constante rigor académico, representa um importante elo de ligação entre as duas culturas, e um legado de grande valor para muitas gerações de especialistas portugueses e italianos.

A Embaixada de Portugal, neste momento de luto, endereça à família, aos amigos, aos colegas da Universidade de Turim e da AISPEB as suas mais sentidas condolências.

A recém-criada Associazione Culturale LusItalia realiza no dia 19 de Janeiro de 2020 uma sessão de apresentação à comunidade portuguesa em Roma. O evento terá lugar no Hotel Savoy, Via Ludovisi - Roma, às 18h00.

A Associação LusItalia tem como objectivo promover a cultura portuguesa e um maior contacto entre a comunidade nacional em Itália.  

Os contactos da LusItalia, para confirmação de presenças neste evento ou informações adicionais, são os seguintes:

Tlm: 0039 348 324 3015

E-mail: associazionelusitalia@gmail.com 

Instagram: associazione_lusitalia

Informa-se que foi alargada a rede de comunicação de apoio ao cidadão eleitor, através da criação de dois novos canais de voz e SMS, indicados abaixo:

- Atendimento ao Eleitor: +351 21 394 71 01
- SMS (Recenseamento): +351 96 217 1000 (que permite a mesma funcionalidade do 3838 em território nacional)

Para mais informações pode consultar a página Facebook do Portal do Eleitor:
https://www.facebook.com/portaldoeleitor.pt/ 

Para melhor esclarecer os interessados no Programa Regressar, foi criado o Guia de Apoio com informação quanto aos objetivos, medidas e apoios previstos por esta iniciativa.

O Programa Regressar surgiu com o intuito de apoiar os emigrantes portugueses no seu regresso a Portugal, prevendo medidas de apoio financeiro, apoio ao investimento e facilitando a procura de emprego no nosso país.

Pode consultar o guia do programa aqui:
https://www.portaldascomunidades.mne.pt/images/GADG/Guia_de_Apoio_ao_Programa_Regressar_v05-12-2019.pdf

Contactos

Via Guido d’Arezzo, 5
00198 Roma

(+39) 06 844 801 (Secção Consular)
secretariado.roma@mne.pt (Embaixada)
sconsular.roma@mne.pt (Secção Consular)
Facebook Twitter 

Mais informação

Ligações úteis

VISTOS

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático