Embaixada de Portugal em Itália

Ministério dos Negócios Estrangeiros

AVISO - Tolerância de Ponto

Por despacho do Sr. Primeiro-Ministro, António Costa, foi concedida tolerância de ponto para os dias 24 e 31 de dezembro de 2018, pelo que a Embaixada de Portugal e a Secção Consular da Embaixada estarão encerradas:

- Dias 24, 25 e 26 de dezembro de 2018;

- Dias 31 de dezembro e 1 de janeiro de 2019.

Mensagem de despedida do Embaixador

47686257 2425560447473187 3285479531367890944 n

A partir do próximo mês de janeiro assumirei as funções de Secretário Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. 

No final da minha missão como Embaixador de Portugal em Itália, quero em primeiro lugar agradecer a simpatia e a colaboração que sempre encontrei na Comunidade Portuguesa que vive e trabalha em Itália, sem esquecer a crescente e dinâmica comunidade dos portugueses que residem em Malta, e ainda os nossos compatriotas na Albânia e em São Marino, países onde exerci, igualmente, aquelas funções. 

Gostaria, em segundo lugar, de dirigir palavras de reconhecimento aos Cônsules Honorários de Portugal na área de jurisdição desta Embaixada, bem como aos Professores que, quer nas universidades, quer no ensino secundário italiano se dedicam à promoção da nossa Cultura e ao ensino e valorização da Língua Portuguesa. 

O trabalho de todos contribui sem dúvida para que Portugal seja encarado em Itália como um país amigo, moderno e inovador, com o qual a Itália cruza a sua história e partilha as referências dos espaços euro-atlântico e mediterrânico. 

Ao longo destes dois anos, pude constatar que as relações entre Portugal e a Itália conhecem hoje uma intensificação e um aprofundamento assinaláveis, tanto do ponto de vista cultural, como económico, político e diplomático. As associações, os empresários, os estudantes, os artistas e os turistas de ambos os países protagonizam diariamente a nossa ligação, e estou certo de que esta vontade de conhecimento recíproco aumentará nos próximos anos.
  
Por todas estas razões guardarei as melhores recordações da “bella Italia” e do seu hospitaleiro povo, bem como de todos os portugueses que aqui honram o nome de Portugal.


Felicidades e votos de Festas Felizes!

 

Procedimentos Concursais EPE

Foi publicado em Diário da República o Aviso n.º 17774/2018 , de 3 de dezembro de 2018, relativo à abertura de procedimento concursal para a constituição de reservas de recrutamento para Professores da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário e de Leitores ao nível do Ensino Superior e Organismos Internacionais da Rede de Ensino Português no Estrangeiro (EPE).

Para a candidatura em linha ou para mais informações, por favor consulte: 

http://www.instituto-camoes.pt/activity/o-que-fazemos/ensinar-portugues/processos-de-recrutamento/procedimentos-concursais-epe?fbclid=IwAR2n5SSH1bWI19QnJ-cHv-IVC4hAQFXqb35mBHVuaUqZGE3-ZAzKRZF1cO4 

"Dialogi Europaei" - Taranto, 11 a 14 dezembro

"L''impresa sostenibile... alla prova del dialogo" será o tema da V Edição dos Dialogi Europaei, que terá lugar de 11 a 14 de dezembro, em Taranto. Contará com a presença de vários académicos de instituições universitárias nacionais e internacionais, tal como da Universidade de Coimbra.

Consulte o programa completo em:
http://www.dialogieuropaei.eu/wp-content/uploads/2018/11/Programma_Dialogi_V_Plenaria_Taranto.pdf?fbclid=IwAR3GBXrURtanXiAtFuVDLOSVO6zjzeVwCkc7v_9zi-iF3rLsR0lb2hTSGjI 

Dialogi

Contactos

Via Guido d’Arezzo, 5
00198 Roma

(+39) 06 844 801 (Embaixada)
(+39) 06 844 80 200 (Secção Consular)
secretariado.roma@mne.pt (Embaixada)
sconsular.roma@mne.pt (Secção Consular)
Facebook Twitter 

Mais informação

Ligações úteis

VISTOS

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático