Embaixada de Portugal em Itália

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Eleições Europeias 2019

A Embaixada de Portugal em Roma informa que se encontra disponível em linha, no Portal Eurocid.pt, um dossier informativo intitulado “Eleições Europeias 2019”, que se realizam em Portugal no dia 26 de Maio de 2019, destinado a todos os cidadãos portugueses.

Os cidadãos europeus irão eleger directamente os seus representantes para o Parlamento Europeu, por um mandato de cinco anos. O Parlamento Europeu decide sobre as leis europeias que afectam todos os cidadãos no seu dia-a-dia e sobre a forma como o seu dinheiro é gasto a partir do Orçamento da União Europeia. Após as eleições, esta instituição irá eleger o Presidente da Comissão Europeia, com base nas escolhas expressas no seu voto.

Participe.

Para mais informações, consulte o dossier informativo, que será actualizado em permanência até aos resultados oficiais finais das eleições europeias de 2019, em: http://dossiers.eurocid.pt/eleicoeseuropeias2019

Inauguração da Exposição "Orto di Incendio" - 14 de fevereiro, 17h30

De 14 de fevereiro a 14 de abril 2019 terá lugar, na sede de Roma do Istituto Centrale per la Grafica, (Via della Stamperia 6 – Fontana di Trevi), a mostra de desenhos e gravuras “Orto di Incendio”. As obras, cerca de sessenta, foram realizadas por vinte e seis artistas portugueses que colaboram com a MArt, espaço de projecto, aprendizagem e experimentação artística, cujo trabalho foi coordenado por Ana Natividade. Os artistas foram convidados a interpretar livremente os versos de “Horto de Incêndio” do poliédrico Al Berto, pseudónimo de Alberto Raposo Pidwell Tavares (Coimbra 1948 – Lisboa 1997), poeta, pintor, editor e intelectual português. Responsável e criador do projeto foi o professor Federico Bertolazzi, docente de Literatura Portuguesa e diretor da Cátedra Agustina Bessa-Luís na Universidade de Roma “Tor Vergata”, que em 2018 organizou a tradução para italiano do livro “Orto di Incendio”, publicado pela editora Passigli. A iniciativa tem o patrocínio do Instituto Camões e da Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa, e o apoio institucional da Embaixada de Portugal em Itália, da AISPEB (Associação Italiana de Estudos Portugueses e Brasileiros) e das Editoras Passigli e Assírio & Alvim.

Orto incendio

Cursos de formação à distância do Camões, I.P. - Candidaturas até 13 de Fevereiro

A Embaixada de Portugal em Roma informa que estão abertas inscrições para candidaturas aos cursos de formação à distância do Camões, I.P. para o segundo semestre do ano 2018/2019. O prazo de candidaturas decorre até ao próximo dia 13 de Fevereiro. Destacam-se os seguintes cursos novos: Português para Hotelaria e Cinema e Vídeo - Desconstruções Pedagógicas.

Informações complementares em https://tinyurl.com/y73wt6f5 

AVISO – ELEIÇÕES LEGISLATIVAS

Informa-se os eleitores portugueses residentes no estrangeiro que, no dia 06 de outubro de 2019, serão realizadas as próximas eleições legislativas, conforme anunciado na página oficial da Presidência da República - http://www.presidencia.pt/?idc=10&idi=157713&action=7 

Atendendo ao definido no art.º 79-F da Lei Orgânica n.º 3/2018 de 17 de agosto, o direito de opção dos eleitores residentes no estrangeiro consiste no seguinte:
1 - A opção entre o voto presencial ou o voto por via postal por parte dos eleitores residentes no estrangeiro é feita junto da respetiva comissão recenseadora até à data da marcação de cada ato eleitoral.
2 - Os eleitores recenseados no estrangeiro que não exerçam o seu direito de opção entre votar presencialmente ou votar por via postal até à data da convocação de cada ato eleitoral votam por correspondência.
3 - A opção referida no número anterior pode ser alterada a todo o tempo junto da respetiva comissão recenseadora no estrangeiro, salvo no período entre a data da marcação e a realização de cada ato eleitoral.

REVIVE - Reabilitação, Património e Turismo

O projeto “Revive”  - lançado numa iniciativa conjunta dos Ministérios da Economia, da Cultura e das Finanças - visa abrir o património ao investimento privado para desenvolvimento de projetos turísticos, através da realização de concursos públicos.

Com esta iniciativa pretende-se: promover e agilizar os processos de rentabilização e preservação de património público que se encontra devoluto, tornando-o apto para afetação a uma atividade económica com finalidade turística; gerar riqueza e postos de trabalho; promover o reforço da atratividade de destinos regionais, a desconcentração da procura e o desenvolvimento de várias regiões do país.

Para mais informações sobre o projeto e os concursos em aberto, por favor consulte:
https://revive.turismodeportugal.pt/pt-pt 

 revive logotipo

Contactos

Via Guido d’Arezzo, 5
00198 Roma

(+39) 06 844 801 (Embaixada)
(+39) 06 844 80 200 (Secção Consular)
secretariado.roma@mne.pt (Embaixada)
sconsular.roma@mne.pt (Secção Consular)
Facebook Twitter 

Mais informação

Ligações úteis

VISTOS

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático