Embaixada de Portugal em Itália

Ministério dos Negócios Estrangeiros

AVISO - INFORMAÇÃO CONSULAR SOBRE ALTERAÇÕES AO REGIME JURÍDICO DO RECENSEAMENTO ELEITORAL

Na sequência das alterações ao regime jurídico do recenseamento eleitoral ao abrigo da Lei Orgânica n.º 47/2018, de 13 de agosto, informa-se que os residentes no estrangeiro serão notificados pela Administração Eleitoral relativamente ao recenseamento automático. Os cidadãos titulares de bilhete de identidade, já recenseados, não necessitam de fazer qualquer diligência, salvo consultar o sítio https://www.portaldoeleitor.pt/ para certificar que estão bem inscritos ou verificar os cadernos eleitorais durante o mês de março de 2019.

SCOPRIR - Exposição de Cinema Ibero-americano de Roma

A Embaixada de Portugal em Roma, em colaboração com o Instituto Cervantes e as Embaixadas de Colômbia, Equador, Chile, Guatemala, México, Nicarágua, Peru e Uruguai, e com o apoio do Instituto Camões, I.P., promove "Scoprir", a Exposição de Cinema Ibero-americano de Roma. Esta sétima edição terá lugar de 12 a 14 de outubro, na Casa del Cinema, e apresentará dez filmes inéditos em Itália.

Ler mais: SCOPRIR - Exposição de...

LUSO - Exposição itinerante do novo cinema português

"Luso! Mostra itinerante del nuovo cinema portoghese" é uma exposição itinerante – organizada pela Associação Il Sorpasso e Arch Film em colaboração com a Fundação Calouste Gulbenkian, a Embaixada de Portugal em Itália, o Instituto Camões, o ICA, a TAP e o Turismo de Portugal – que exibirá por toda a Itália cinco filmes e quatro curtas-metragens dos principais realizadores de cinema português contemporâneo.

A exposição terá início nos dias 29 e 30 de setembro na Casa del Cinema em Roma, seguindo depois por mais de trinta cidades do país.

Ler mais: LUSO - Exposição itinerante...

Alterações ao regime do Recenseamento Eleitoral e exercício do direito de voto no estrangeiro

Entraram recentemente em vigor alterações ao regime jurídico do recenseamento eleitoral e às Lei Eleitorais do Presidente da República e da Assembleia da República. Estes novos diplomas determinam, entre outras novidades, o recenseamento automático e oficioso dos cidadãos portugueses maiores de 17 anos que sejam detentores de cartão de cidadão com morada no estrangeiro, bem como a possibilidade de os mesmos exercerem o voto presencial nas eleições à Assembleia da República (como acontece nas eleições para o PR e para o PE).

Quais são os próximos passos e as novidades introduzidas?

Ler mais: Alterações ao regime do...

Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora (GAID)

O Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora (GAID) está vocacionado para identificar, apoiar e facilitar o micro e pequeno investimento com origem nas Comunidades Portuguesas e Luso-descendentes dirigido a Portugal, acompanhar projetos em curso ou em perspetiva e estimular e orientar as iniciativas de internacionalização de empresas de base regional, da referida dimensão.

Para mais informações sobre a atividade do GAID, poderá visitar o site:
https://www.portaldascomunidades.mne.pt/pt/gabinete-de-apoio-ao-investidor-da-diaspora-gaid 

Contactos

Via Guido d’Arezzo, 5
00198 Roma

(+39) 06 844 801 (Embaixada)
(+39) 06 844 80 200 (Secção Consular)
secretariado.roma@mne.pt (Embaixada)
sconsular.roma@mne.pt (Secção Consular)
Facebook Twitter 

Mais informação

Ligações úteis

VISTOS

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático