Mais notíciasNotícias

No âmbito das comemorações do Dia Europeu e Mundial contra a Pena de morte, o governo português emitiu o seguinte comunicado:

"Comemora-se hoje, 10 de outubro, o Dia Europeu e Mundial contra a Pena de Morte. O Governo Português associa-se a todos os que celebram este Dia. 

Portugal opõe-se à aplicação, em quaisquer circunstâncias, desta pena, que constitui uma violação do direito humano à vida, consagrado desde 1948 na Declaração Universal dos Direitos Humanos. A pena de morte representa um desrespeito total pela dignidade humana e Portugal repudia todos os argumentos utilizados para a justificar. 

No quadro das Nações Unidas, Portugal tem sido um dos grandes defensores da resolução sobre uma moratória à pena de morte, desde a primeira vez que foi adotada, em 2007. Expressamos votos para que esta resolução possa continuar a merecer uma adesão cada vez mais significativa. A título nacional e alinhando-se com a posição da União Europeia, Portugal reitera o seu compromisso inabalável de defender, nas Nações Unidas e noutras instâncias internacionais, a eliminação definitiva e total da pena capital. No Conselho da Europa, em Estrasburgo, Portugal assume o papel de país-líder, intervindo em nome da UE sempre que surge um debate sobre esta matéria. 

Em coerência com o gesto pioneiro que Portugal assumiu na Europa e no Mundo, em 1867, ao abolir a pena de morte, o Governo Português reitera o seu apelo para que todos os países que ainda não o tenham feito estabeleçam uma moratória de facto, como primeiro passo para a abolição, na lei e na prática, da pena de morte."

O IV.º Encontro de Investidores da Diáspora irá decorrer de 13 a 15 de Dezembro de 2019, em Viseu.

Será uma iniciativa conjunta da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, através do Gabinete de Apoio aos Investidores da Diáspora (GAID), e da Comunidade Intermunicipal de Viseu-Dão-Lafões, esperando-se igualmente a colaboração da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR-C).

Informações adicionais serão disponibilizadas em: https://www.portaldascomunidades.mne.pt/pt/gabinete-de-apoio-ao-investidor-da-diaspora-gaid

No âmbito do voto por via postal para a eleição para a Assembleia da República 2019, que decorre até dia 6 de Outubro, solicita-se aos eleitores portugueses residentes em território estrangeiro que se certifiquem que a carta-resposta, contendo o boletim de voto, se encontra correctamente fechada antes da entrega aos correios e envio para Portugal.

Relembramos que poderá assistir a um vídeo explicativo disponível em: https://youtu.be/WGGoFZzob-w

Recomenda-se que verifique que as tiras colantes que estão colocadas nas laterais direita e esquerda da carta-resposta selam de forma correcta, permitindo assim garantir a segurança do seu conteúdo (que terá de incluir obrigatoriamente fotocópia do documento de identificação civil e envelope verde que contém o boletim de voto), e que a mesma é correctamente recebida pela mesa de contagem até ao dia 16 de Outubro. Para este efeito, a carta deve ser depositada e selada pelos correios locais em data anterior a 6 de Outubro. As cartas recebidas em território nacional, antes de dia 16, mas com selagem igual ou posterior a dia 6 de Outubro, não serão aceites.

A Embaixada de Portugal em Roma informa que decorre até 9 de Outubro de 2019 (inclusive) o período de candidaturas para os cursos de formação a distância do Instituto Camões I.P. para o 1.º semestre de 2019/2020. Destaca-se o novo curso "O vídeo como dispositivo pedagógico e possibilidades de utilização didáctica: produção e edição de conteúdos audiovisuais".

Informações complementares disponíveis em: https://www.instituto-camoes.pt/activity/servicos-online/ensino-a-distancia/calendario-de-cursos?view=article&layout=edit&id=31038

Imagem_para_site.jpg

A Embaixada de Portugal em Roma, com o apoio do Instituto Camões, I.P., convida o público a assistir gratuitamente à estreia em Itália do filme «Pedro e Inês», que será exibido em três cidades em outubro e novembro, no âmbito do Festival Scoprir.

 

Roma: 5 de outubro, às 15h30 - Casa del Cinema (Largo Marcello Mastroianni, 1)

Nápoles: 16 de outubro, às 17h - Instituto Cervantes de Nápoles (Via Nazario Sauro 23)

Palermo: 5 de novembro, às 18h - Instituto Cervantes de Palermo (Via Argenteria Nuova 33)

Realizado por António Ferreira, e protagonizado por Diogo Amaral, Joana De Verona e Vera Kolodzig, «Pedro e Inês» é uma adaptação do romance «A trança de Inês» de Rosa Lobato de Faria.

A mais famosa história de amor portuguesa contada em três versões e séculos distintos: no passado, no presente e num futuro distópico.

Entrada livre. Versão original em português, legendada em italiano.

Contactos

Via Guido d’Arezzo, 5
00198 Roma

(+39) 06 844 801 (Secção Consular)
secretariado.roma@mne.pt (Embaixada)
sconsular.roma@mne.pt (Secção Consular)
Facebook Twitter 

Mais informação

Ligações úteis

VISTOS

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático