Mais notíciasNotícias

Decorre entre 2 e 9 de Novembro, no cinema “La Compagnia” de Florença, a 60ª edição do Festival Internacional do Filme Documentário “Festival dei Popoli”. Nesta edição serão apresentados três filmes portugueses. A concurso estarão a média-metragem “Raposa”, da realizadora Leonor Noivo, que será exibida no dia 7 de Novembro pelas 18h.30 no cinema La Compagnia, e a longa-metragem “Campo” do realizador Tiago Hespanha, que será projectada no dia 8 de Novembro, pelas 15h, também no cinema La Compagnia.

Na secção Special Events será apresentado o documentário musical “Batida de Lisboa”, de Rita Maia e Vasco Viana. A projecção terá lugar no dia 9 de Novembro pelas 18h no cinema La Compagnia, com a presença da realizadora Rita Maia e um dos músicos do filme, Celeste Mariposa. A seguir, os dois serão protagonistas de uma noite musical no círculo Cultural Urbano Buh! de Florença, na festa de encerramento do Festival. O evento recebeu o apoio do Camões, I.P., e da Embaixada de Portugal em Roma.

Programa completo: http://www.festivaldeipopoli.org/wp-content/uploads/2019/10/Programma60FDP.pdf

Festivaldeipopoli.png

 

A Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas convida os interessados a participar no IV.º Encontro de Investidores da Diáspora , que terá lugar em Viseu, de 13 a 15 de Dezembro: 

https://www.portaldascomunidades.mne.pt/images/GADG/CartaConviteSECP_IVEID_26.pdf

 

O programa do encontro será disponibilizado brevemente em: https://www.portaldascomunidades.mne.pt/pt/gabinete-de-apoio-ao-investidor-da-diaspora-gaid

Encontram-se abertas, até dia 25 de Outubro (17h, hora de Lisboa), as candidaturas para a atribuição de 22 bolsas de estudo, no âmbito do programa de bolsas de estudo da língua e cultura portuguesas Fernão Mendes Pinto. 

O Programa destina-se a licenciados ou estudantes finalistas, estrangeiros e portugueses, envolvidos em projectos de formação científica ou profissional na área de português língua estrangeira, através de Centros de Língua Portuguesa do Camões, I.P. e Leitorados do Camões, I.P., em universidades e/ou instituições estrangeiras que tenham acordos com o Camões, I.P.

Mais informações disponíveis em: https://www.instituto-camoes.pt/activity/o-que-fazemos/bolsas-estudo/bolsas-camoes/bolsas-lingua-cultura/candidaturas-lingua.

As candidaturas deverão ser efectuadas através de: https://portalservicos.instituto-camoes.pt/.

No âmbito das comemorações do Dia Europeu e Mundial contra a Pena de morte, o governo português emitiu o seguinte comunicado:

"Comemora-se hoje, 10 de outubro, o Dia Europeu e Mundial contra a Pena de Morte. O Governo Português associa-se a todos os que celebram este Dia. 

Portugal opõe-se à aplicação, em quaisquer circunstâncias, desta pena, que constitui uma violação do direito humano à vida, consagrado desde 1948 na Declaração Universal dos Direitos Humanos. A pena de morte representa um desrespeito total pela dignidade humana e Portugal repudia todos os argumentos utilizados para a justificar. 

No quadro das Nações Unidas, Portugal tem sido um dos grandes defensores da resolução sobre uma moratória à pena de morte, desde a primeira vez que foi adotada, em 2007. Expressamos votos para que esta resolução possa continuar a merecer uma adesão cada vez mais significativa. A título nacional e alinhando-se com a posição da União Europeia, Portugal reitera o seu compromisso inabalável de defender, nas Nações Unidas e noutras instâncias internacionais, a eliminação definitiva e total da pena capital. No Conselho da Europa, em Estrasburgo, Portugal assume o papel de país-líder, intervindo em nome da UE sempre que surge um debate sobre esta matéria. 

Em coerência com o gesto pioneiro que Portugal assumiu na Europa e no Mundo, em 1867, ao abolir a pena de morte, o Governo Português reitera o seu apelo para que todos os países que ainda não o tenham feito estabeleçam uma moratória de facto, como primeiro passo para a abolição, na lei e na prática, da pena de morte."

O IV.º Encontro de Investidores da Diáspora irá decorrer de 13 a 15 de Dezembro de 2019, em Viseu.

Será uma iniciativa conjunta da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, através do Gabinete de Apoio aos Investidores da Diáspora (GAID), e da Comunidade Intermunicipal de Viseu-Dão-Lafões, esperando-se igualmente a colaboração da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR-C).

Informações adicionais serão disponibilizadas em: https://www.portaldascomunidades.mne.pt/pt/gabinete-de-apoio-ao-investidor-da-diaspora-gaid

Contactos

Via Guido d’Arezzo, 5
00198 Roma

(+39) 06 844 801 (Secção Consular)
secretariado.roma@mne.pt (Embaixada)
sconsular.roma@mne.pt (Secção Consular)
Facebook Twitter 

Mais informação

Ligações úteis

VISTOS

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático